O aumento das construções em Cuiabá em 2013 fez com que os preços também subissem. Ainda assim, a expectativa para o setor de construção civil é que o mercado continue em alta neste ano, com a redução de impostos concedida pelo governo federal. A tabela do Custo Unitário Básico da Construção (Cub), um dos índices que avalia o preço praticado pelo mercado, apontou que o preço para construir em Mato Grosso subiu 15%.

O índice nacional da construção civil registrou uma pequena inflação de 0,52%, no ano passado. Mas, segundo o presidente do Sindicato da Construção de Mato Grosso (Sinduscon), César Siqueira Neto, esse número não condiz com a realidade local, pois a desoneração fiscal concedida pelo governo só entrou em vigor no segundo semestre do ano passado.

"Para contratos futuros vai ter essa percepção de redução, mas para os contratos em andamento essa percepção não vai ser sentida", avaliou César Siqueira Neto. Para ele, o impacto maior foi causado pelo aumento no salário dos funcionários da construção civil. 

A alta no valor das construções é determinada pelo aumento dos custos com materiais de construção, mão de obra e a comparação de outros empreendimentos. “Os insumos da construção, da mão de obra, também tiveram aumento. Alguns produtos subiram mais, outros tiveram mais estáveis, mas de uma maneira geral os custos subiram. O preço de mercado do imóvel também sobe, pela demanda e tudo mais”, explicou Junior Tozatto, gerente comercial de uma construtora, em Cuiabá .

Já o preço do material de construção teve aumento de acordo com a inflação. “Alguns segmentos cresceram até 6%, dentro da loja de materiais para construção, um pouco acima da média nacional”, ponderou Tiago Guimarães, representante da Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção (Acomac).