Posted: 13-02-2014
O setor da construção civil continua na lista dos que mais crescem no Brasil, tendo o Nordeste como uma das regiões com atração de grandes investimentos nos últimos anos. Em Pernambuco, o início das obras da fábrica da Fiat, no município de Goiana, e de novas empresas no Complexo Industrial Portuário de Suape, demandam mão de obra qualificada. Diante desse quadro, a Concretta - Escola da Construção trouxe para Pernambuco cursos de capacitação para os trabalhadores do setor.
Com sede em Brasília, a franqueadora tem mais de 36 escolas espalhadas pelo país e pretende chegar a 100 unidades até o final deste ano. A Concretta foi instalada no bairro de Santo Antônio e oferece nove cursos de qualificação, entre eletricista, mestre de obras e pintor de parede. “Iniciamos a primeira turma da unidade em janeiro e nessa etapa oferecemos nove cursos. Mas, no decorrer das novas matrículas, vamos aumentar essa oferta”, afirma um dos responsáveis pela unidade, o empresário José Ricardo Porto, que também administra unidades da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Além de Porto, os empresários Rodrigo Filizola e Ivanildo Buarque gerenciam a Concretta do estado.
De acordo com Filizola, a mão de obra não está acompanhando o crescimento do setor da construção civil e muitas empresas e construtoras precisam investir nos funcionários a fim de capacitá-los. “Estamos com três turmas fechadas de 60 funcionários da Pernambuco Construtora. A pretensão é realmente capacitar os trabalhadores, para que se atualizem e se tornem profissionais, tendo a bagagem prática e todo o aparato teórico”, destaca.
Com duração de três horas, as aulas acontecem uma vez por semana, com exceção do curso de mestre de obras, que tem duas aulas semanais. Os alunos participam de atividades teóricas e práticas. Como complemento, a escola realiza palestras de educação financeira, empreendedorismo, comportamento profissional, orçamento, entre outros.
Os cursos têm duração de até 10 meses e as mensalidades custam a partir de R$ 149. “Até o final de 2014, temos a pretensão de abrir mais quatro unidades na Região Metropolitana do Recife”, garante Filizola.
Fonte: Diario de Pernambuco - Diários Associados
Tweet
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
Desenvolvido para pré-moldados de concreto. O Aditivo de Cimento ATRAI PLAST 1825 altera as propriedades físicas e químicas da água, economizando até 25% de sua utilização.
Dados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisDados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia mais
Comments
There are no comments