Posted: 15-06-2019
Category: Construção
Tagged: aditivo, aditivo para concreto, concreto, crescimento, emprego, industria, são paulo
São Paulo – A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou ontem a nova edição da pesquisa do Índice, com os dados projetados do faturamento e emprego no setor em maio. O destaque da edição é o crescimento no faturamento da indústria de materiais de construção em relação a maio de 2018, quando o País enfrentou a greve dos caminhoneiros.
Com alta de 11,5% no faturamento frente ao mesmo mês no ano anterior, mas com queda de 1,0% em relação a abril de 2019, o resultado observado reflete o mau desempenho do setor em maio de 2018, quando o País enfrentou grandes contingenciamentos com a greve dos caminhoneiros. O atual estudo aponta um cenário de crescimento no ano até aqui. Analisado o resultado no acumulado dos meses de 2019, comparado a igual período de 2018, a indústria de materiais de construção apresenta variação positiva de 2,4%, enquanto o resultado acumulado dos últimos 12 meses aponta alta de 1,8%.
Quanto às vagas de emprego no setor, o resultado observado em 2019 segue estável e positivo. Ainda que, em comparação ao mês anterior, não haja crescimento na oferta das vagas, o resultado é 0,6% superior ao observado em maio de 2018. A conjuntura indicada pela nova edição do índice é de crescimento de 0,6% nas contratações do setor no acumulado do ano até aqui e alta de 1,6% analisados os últimos 12 meses.
Para o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, a atual edição do índice, somada ao resultado do estudo anterior, sinaliza uma possível demonstração de retomada no ritmo da economia.
“Em linha com os dados de crescimento do emprego formal e de arrecadação tributária, o setor observa resultados melhores no segundo trimestre deste ano. Confirmando resultados como estes, diferentemente do observado no primeiro trimestre, a economia estaria passando por um momento de inflexão. De qualquer forma, continuaremos com nossos esforços, nos mais diferentes fóruns, de contribuição por meio de diagnósticos precisos e propostas concretas junto a todos os nossos interlocutores, para que o setor consiga alcançar um crescimento sustentável, ainda que sujeito à influência de muitas externalidades”, observa Navarro.
Ainda que obras públicas de habitação e infraestrutura não tenham sido retomadas pelo novo governo, a indústria de materiais de construção segue sendo beneficiada pelas vendas ao varejo. As pequenas reformas residenciais e comerciais acabam trazendo fôlego ao setor, o que pode ser reforçado nos próximos meses com o andamento de pautas importantes. (Com informações da Abramat).
Fonte:Diário do Comércio
Tweet
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
Desenvolvido para argamassa de assentamento, chapisco e reboco. O Aditivo de Cimento ATRAI MASSA reduz em até 100% o uso de cal.
A startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisO indicador Juntos Somos Mais, que apura as vendas de indústrias para o varejo da construção, indicou que no terceiro trimestre de 2020, o setor teve uma performance aproximadamente 30% melhor do que no período pré-Covid
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisO indicador Juntos Somos Mais, que apura as vendas de indústrias para o varejo da construção, indicou que no terceiro trimestre de 2020, o setor teve uma performance aproximadamente 30% melhor do que no período pré-Covid
Leia mais