Faça o seu orçamento e receba nossa Qualidade

Ponte Rio-Niterói e Linha Vermelha vão se interligar em cinco mesesAtrai aditivos para concreto, cimento e argamassa

Written by: ATRAI

ponte rio niterói em construção

Obras de construção estão 70% prontas e devem beneficiar 15 mil motoristas diariamente.

RIO - Em cinco meses, bons ventos vão soprar para 15 mil motoristas, que, diariamente, sofrem ao sair da Ponte Rio-Niterói para acessar a Linha Vermelha, um transtorno agravado pelas obras do BRT TransBrasil. Segundo a concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói e é responsável pela empreitada. Já é possível ver à direita, na altura do pórtico 3 da Reta do Cais, o viaduto avançando rumo ao Arsenal de Guerra e margeando o Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. Ainda há intervalos a serem preenchidos, mas nada que possa atrasar o cronograma das obras.

Serão 2.500 metros de um viaduto que passará sobre a Rua Carlos Seixas, no Caju. Ele chegará à Linha Vermelha na altura Km 3 da via, ao lado de uma fábrica de concreto às margens da rodovia, a um quilômetro do atual acesso para quem sai da Avenida Brasil. A expectativa da Ecoponte é que a construção beneficie 20% dos cerca de 75 mil motoristas que usam a Ponte em direção ao Rio diariamente.

Como contrapartida ao Exército pelo uso do Arsenal de Guerra, a Ecoponte está construindo um novo prédio da Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil), no Caju. O antigo foi abaixo para dar lugar a um trecho da alça viária. A concessionária também construiu dois imóveis na Vila Militar. Além disso, a corporação ganhou um terreno em Brasília cedido pelo Secretaria do Patrimônio da União.

ponte rio niterói em construção

COMO SERÃO AS ALÇAS DE ACESSO

Obras para construção de alças entre a Ponte e a Linha Vermelha começaram em dezembro de 2017

O traçado

Trecho Ponte Rio-Niterói / Linha Vermelha

Trecho Porto RJ / Avenida Brasil

EMPRESA ENCARREGADA

A obra será feita pela Ecoponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, e está previsa no contrato de concessão, assim como o mergulhão que já foi construído em Niterói

Asfalto

Concretagem

Viga

R$ 450 milhões

é o custo das duas obras

Avenida Portuária

Em paralelo, a Ecoponte está construindo um outro viaduto, que começa no Cais do Porto, sob a Reta do Cais, e segue junto à alça de ligação com a Linha Vermelha. Ele passará sobre a via expressa e desembocará na Avenida Brasil, cobrindo parte da Rua Prefeito Júlio de Moraes Coutinho, na altura de Manguinhos. Trata-se da Avenida Portuária, que terá 3.200 metros em mão dupla e será exclusiva para caminhões de carga que operam na região do Porto.

Hoje, para chegar ao cais, as carretas precisam usar a Avenida Brasil, passar em frente ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Caju, e fazer o retorno à esquerda. O futuro viaduto — que terá mão dupla e ligará a Ponte Rio-Niterói à Brasil na altura de Manguinhos — pretende tirar de circulação da avenida, conforme estimativa da Ecoponte, 2.600 veículos de carga por dia. O trecho suspenso do viaduto começou a ser erguido. A concessionária estima que a obra fique pronta em junho de 2020.

As duas obras estão previstas no contrato de concessão da Ecoponte, que teve início em junho de 2015. As duas empreitadas custarão R$ 450 milhões, valor que será integralmente pago pela empresa. Os viadutos terão assistência da concessionária e câmeras de monitoramento.

A concessionária mudou o antigo traçado da alça viária, que constava do projeto elaborado pela concessionária anterior, por causa dos impactos socioambientais que produziria. Cerca de dois mil equipamentos mortuários, como gavetas, nichos e túmulos, seriam retirados do Cemitério do Caju, que teria parte de seu terreno desapropriado para a obra. Pelo atual traçado, o viaduto seguirá margeando o muro do cemitério na parte dos fundos do terreno.

Além disso, aproximadamente 300 imóveis da Favela Parque Alegria também seriam desapropriados e retirados para a passagem do viaduto. O novo projeto reduziu para sete o número de unidades afetadas. As negociações e indenizações de moradores e comerciantes foram concluídas, de acordo com a Ecoponte. As desapropriações foram autorizadas por meio de decreto presidencial de 30 de maio de 2017.

Autor:Gustavo Goulart

 

Fonte:Link para a matéria original.



Atrai aditivos para concreto e argamassa

Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.

Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.

Conheça o ATRAI BLOCK

O ATRAI BLOCK é um aditivo concreto semi-seco e age alterando as propriedades físicas e químicas da água tornando melhor sua reação com o cimento.

Comments

There are no comments

Post a comment