Faça o seu orçamento e receba nossa Qualidade

Modernização é alternativa à espera por ações do governo, aponta o Termômetro da ABRAMATAtrai aditivos para concreto, cimento e argamassa

Written by: ATRAI

Desde sua fundação a Abramat acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país

Apesar de esperar bom faturamento no atual e próximo mês, setor segue indiferente ao governo e busca maior autonomia

A abramat (Associação Brasileira da Indústria de materiais de Construção) divulga nessa segunda-feira, 30, a nova edição do Termômetro da Indústria de materiais de Construção. A pesquisa indica avaliação positiva sobre as vendas em setembro, expectativa que se mantém para outubro, assim como um aumento na pretensão de investimentos no médio prazo. Por outro lado, a pesquisa também destaca o aumento do pessimismo com as ações de governo e a redução no nível de utilização da capacidade instalada.

O termômetro da abramat informa que para 50% das empresas associadas à abramat o faturamento no mês de setembro foi considerado "bom". Para 42% o período apresentou regularidade e apenas as demais 8% avaliaram o desempenho como "ruim". Os números se mantêm quando as empresas foram questionadas sobre a expectativa para o faturamento no mês seguinte, outubro. 50% preveem um mês bom, 46 % apostam em período regular e as demais 4% vislumbram um mês ruim.

A expectativa por um segundo semestre positivo vem se reforçando nos primeiros meses do período. O índice da Abramat indicou crescimento em julho e agosto, enquanto o termômetro desse mês indica tendência de manutenção do aquecimento do mercado de materiais de construção, atualmente impulsionado principalmente pelas vendas no varejo.

O resultado mais positivo, contudo, não é atribuído necessariamente às ações do governo pelas associadas. A maioria (59%) se mostra indiferente, enquanto 27% das empresas manifestaram otimismo sobre as ações do governo, e 19% pessimismo. Também nota-se que, como reflexo de alta no estoque apontado por estudo elaborado pelo IBGE, em setembro de 2019 caiu o nível de utilização da capacidade instalada para 69%, um dos menores nos últimos 12 meses.

O cenário de indiferença às ações governamentais pode ser entendido como motivador do aumento de preensão de investimento no médio prazo. Com alta que elevou o total de empresas associadas com planos para investir, seja em expansão a capacidade, seja em modernização dos meios de produção, a 73%.

"A expectativa pela necessária conclusão das reformas estruturantes encontra a compreensão da necessidade de, enquanto setor, buscarmos por nossos próprios esforços a melhora do ambiente de negócios. Em momento decisivo para a implementação da indústria 4.0 no país, a Abramat trabalha pela rápida adaptação da indústria de materiais de construção e o termômetro indica maior conscientização do setor, o que considero fundamental", afirma Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

Sobre a Abramat

Desde sua fundação, em abril de 2004, a Abramat acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 350 unidades fabris de 40 empresas associadas situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a Abramat.

Autor:Arthur Silva

Fonte:Link para a matéria original.



Atrai aditivos para concreto e argamassa

Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.

Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.

Conheça o ATRAI MASSA

Desenvolvido para argamassa de assentamento, chapisco e reboco. O Aditivo de Cimento ATRAI MASSA reduz em até 100% o uso de cal.

Comments

There are no comments

Post a comment