Posted: 15-02-2020
Category: Arquitetura
Tagged: arquitetura, arquitetura e urbanismo, arquitetura moderna, brutalismo, construções, escritório de arquitetura, obra, projeto arquitetônico, projetos de casas modernas
Da Califórnia à Índia, passando por Paris, as obras e construções são resultado de arquitetos que seguem o Brutalismo: conheça seis lugares construídos dentro dessa tendência
Gosto não se discute, certo? Bom, ainda bem que essa máxima vale, pois para os arquitetos e mestres de obras que seguem a linha do #BRUTALISMO, em seus projetos de arquitetura na hora de conceber suas obras mundo afora, o significado de bonito pode ser bem diferente daquele ao qual estamos acostumados. O termo contempla, em geral, prédios em formas geométricas ou angulares feitas de concreto aparente, numa arquitetura moderna.. Quem revela essa maneira de ver o mundo é o site Fodors.com , uma referência em lifestyle e viagem no mundo todo. A publicação online listou algumas das construções que mais chamam a atenção dentro dessa vertente e separamos aqui algumas delas para você conhecer
Esse prédio todo vazado não poderia de forma alguma estar fora da lista. Aberta em 1970, na Universidade de San Diego, na Califórnia, a construção tem uma aparência um tanto desoladora para uma região dos Estados Unidos conhecida por ser luminosa e animada. Segundo o site, o projeto arquitetônico pretendia que o prédio parecesse mãos segurando uma pilha de livros. As janelas de vidro refletem o céu – e o local tem ares de ponto de encontro extraterrestre se visto de longe, jamais uma biblioteca. De qualquer forma, já se tornou uma atração no campus.
Quem mora no Brasil, mais especificamente na cidade de São Paulo, já está acostumado a ver esse edifício. Projetado pela empresa Afalo y Gasperini, o prédio concluído em 1976 se apoia em colunas de concreto – e segundo o site, dá até a impressão de que não vai suportar o peso das salas acima. O design deixa a parte debaixo da construção livre para estacionamentos e áreas verdes, reforçando a arquitetura e urbanismo.
O local russo em Cuba parece uma dessas construções tiradas de filmes de James Bond – ou, nas palavras do site – a alcova de algum vilão de cinema. Terminada em 1987, nos últimos anos de existência da União Soviética, sua estrutura foi comparada a forma de uma espada – ou de uma seringa. O fato é que o enorme prédio destoa de Havana, conhecida por ser uma cidade colorida.
Localizados no Canadá, mais precisamente em Montreal, as estruturas assinadas pelo arquiteto israelense Moshe Safdie são a visão física da controvérsia. Construídos para a Expo Montreal de 1967, a ideia do design era mostrar os apartamentos como uma rede interconectada de células pré-fabricadas. Goste ou não, a imagem deste condomínio é realmente muito peculiar.
Destoando totalmente das fachadas neo-clássicas que tomam conta do centro da capital argentina, a construção é daquelas de causar impacto com os buracos no cimento tão aparentes. Mais elegante que alguns outros edifícios de design Brutalista, sua existência causa estranheza, mas se comparada a outras criações do estilo, acaba até se tornando a mais bonita entre elas.
Situado na cidade indiana de Chandigarh, o prédio agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Projetado pelo lendário arquiteto suíço-francês Le Corbusier, possui colunas coloridas e um teto duplo, criado para proteger a construção tanto do sol fervilhante, em tempos de verão, como da temporada de chuvas da região. Segundo a Fodors, ele pode até não ser belo, mas sua praticidade é confirmada.
Tweet
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
O ATRAI BLOCK é um aditivo concreto semi-seco e age alterando as propriedades físicas e químicas da água tornando melhor sua reação com o cimento.
Dados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisDados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia mais
Comments
There are no comments