Faça o seu orçamento e receba nossa Qualidade

Conheça o depósito global de sementes de SvalbardAtrai aditivos para concreto, cimento e argamassa

Written by: ATRAI

A entrada do Global Seed Vault em Svalbard.
A entrada do Global Seed Vault em Svalbard.

O Svalbard Global Seed Vault é um enorme depósito de sementes de todo o mundo. Essa grande estrutura de concreto foi construída a 100 metros dentro de uma montanha coberta de gelo permanente, com objetivo de evitar a perda do patrimônio botânico do mundo.

O Svalbard Global Seed Vault é uma grande estrutura de concreto construída a 100 metros dentro de uma montanha coberta de gelo permanente (permafrost) na ilha de Spitsbergen, no arquipélago norueguês de Svalbard.

A estrutura, financiada e gerenciada pela Noruega, foi construída em 2008 para constituir uma reserva que garantiria a diversidade genética das culturas. Nas prateleiras dispostas em enormes salas, mais de um milhão de espécies e variedades de sementes importantes para a nutrição humana e animal são encontradas. Eles vêm de todo o mundo e são mantidos em sacos, cada um contendo algumas centenas de espécimes da mesma espécie e mantidos a uma temperatura constante de -18°C.

Além das espécies tradicionais, também são preservadas espécies experimentais que podem aumentar o rendimento das culturas ou a resiliência às mudanças climáticas. A capacidade das sementes de dar vida a uma nova planta não é ilimitada, mas varia dependendo da espécie, de um mínimo de 30 a 40 anos a um máximo de alguns séculos.

Por que um banco de sementes nas Ilhas Svalbard?

As ilhas Svalbard foram escolhidas por serem bastante isoladas, mas facilmente acessíveis por um vôo programado, além disso, a Noruega é um país politicamente estável, razoavelmente protegido de guerras e tumultos. Finalmente, as ilhas têm condições climáticas ideais para armazenar sementes por um longo período.

Todos os países do mundo podem enviar suas sementes e se manter proprietário, podendo utilizar sua coleção caso os bancos de sementes em seu território tenham sido destruídos.

A importância de garantir sementes

O banco de sementes já provou sua utilidade quando, há alguns anos, um grupo de pesquisadores do Centro Internacional de Pesquisa Agrícola em Áreas Secas de Aleppo, no Líbano, solicitou uma coleta de suas sementes. O instituto Aleppo havia sido ocupado e destruído pelo ISIS e os pesquisadores conseguiram repor a herança de sementes para suas pesquisas.

A FAO (organização mundial de alimentos e agricultura) calcula que nos diferentes países do mundo existam cerca de 1700 coleções de sementes das variedades cultivadas. Essa diversidade pode ser ameaçada por guerras ou desastres naturais ou simplesmente pela falta de fundos, especialmente nos países mais pobres. Uma diversidade que é um dos recursos mais preciosos da Terra seria perdida para sempre.

Bancos de sementes genéticas: existem 87 no mundo

Os bancos genéticos do mundo, que atualmente usam o depósito para armazenar suas sementes consideradas importantes, correspondem a 87. As espécies mais numerosas pertencem ao gênero Triticum (trigo) com mais de 89 milhões de sementes em mais de 200 mil amostras, Oryza (arroz) com mais de 87 milhões de sementes em mais de 168 mil amostras e Pennisetum (capim kikuyu) com mais de 83 milhões de sementes em mais de 23 mil amostras.

Fonte: Link para publicação original



Atrai aditivos para concreto e argamassa

Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.

Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.

Conheça o ATRAI PLAST 915

Desenvolvido para concreto plástico. O Aditivo de Cimento ATRAI PLAST 915 altera as propriedades físicas e químicas da água, economizando sua utilização.

Comments

There are no comments

Post a comment