Faça o seu orçamento e receba nossa Qualidade

Fôrmas de bambu em projetos de concreto aparenteAtrai aditivos para concreto, cimento e argamassa

Written by: ATRAI

Casa das Árvores / Vo Trong Nghia Architects

Embora o concreto seja um dos sistemas construtivos mais utilizados no mundo todo, seja por sua durabilidade, maleabilidade e/ou resistência às intempéries, não devemos esquecer que a industria do concreto é uma das maiores emissoras de CO2 relacionas à industria da construção civil.

Por este motivo, ao longo dos últimos anos, muitos arquitetos e arquitetas passar a experimentar novas possibilidades para tratar de otimizar seu rendimento, apropriando-se de todas as suas vantagens técnicas e buscando resolver alguns de suas desvantagens ambientais.

Como resultado disso, alguns projetistas passaram a explorar a possibilidade de substituir as tradicionais fôrmas de madeira por materiais mais sustentáveis como o bambu, uma planta que cresce em abundância em quase todas as partes do mundo e que, com um baixo impacto ambiental, permite obter acabamentos aparentes com texturas de grande qualidade.

A busca por novos materiais de construção mais sustentáveis está provocando o surgimento de novas fusões construtivas, as quais se utilizam tanto de novas tecnologias e técnicas contemporâneas assim como elementos mais tradicionais, misturando e potencializando as qualidades elementares de cada material.

A seguir, apresentamos uma seleção de projetos que utilizam fôrmas de bambu para moldar superfícies de concreto aparente, tanto em espaços exteriores quanto interiores:

Casa das Árvores / Vo Trong Nghia Architects

Casa das Árvores / Vo Trong Nghia Architects

Localização: Tan Binh, Vietnã Ano: 2014 “Materiais locais e naturais são utilizados para reduzir o custo e a pegada de carbono. As paredes exteriores são de concreto in situ com fôrmas de bambu, enquanto os tijolos de origem local são expostos nas paredes internas como acabamento.”

Naman Retreat / VTN Architects Naman Retreat / VTN Architects

Naman Retreat / VTN Architects

Localização: Ngũ Hành Sơn, Vietnã Ano: 2015 “Para alcançar uma atmosfera perfeita que permite aos hóspedes uma máxima purificação do corpo e da mente, e relaxamento, o resort foi projetado através de uma mistura harmoniosa de vegetação, pedra natural e bambu”.

Casa Bambu / VTN Architects Casa Bambu / VTN Architects

Casa Bambu / VTN Architects

Localização: Ciudad Ho-Chi-Minh, Vietnã Ano: 2016 “Além das plantas de bambu que crescem ao longo da fachada frontal, esse mesmo material foi incorporado como fôrma para o concreto, permitindo que uma linguagem consistente esteja presente em todo a arquitetura do edifício”.

Igreja Semente / O Studio Architects Igreja Semente / O Studio Architects

Igreja Semente / O Studio Architects

Localização: Montañas Luofu, China Ano: 2011 “O projeto da Igreja Semente conta com uma linguagem arquitetônica bastante direta e honesta. A estrutura principal foi construída com concreto aparente a partir de fôrmas de bambu, um método econômico, prático e conhecido pela mão de obra local.”

Museu de Arte Nanjing Sifang / Steven Holl Architects Museu de Arte Nanjing Sifang / Steven Holl Architects

Museu de Arte Nanjing Sifang / Steven Holl Architects

Localização: Nankín, China Ano: 2011 “Ao limitar as cores ao preto e branco, o museu não apenas se conecta às pinturas antigas, mas também cria um pano de fundo para que as cores e texturas das obras de arte do museu possam brilhar em todo seu esplendor”.

Restaurante Chinês / Lukstudio Restaurante Chinês / Lukstudio

Restaurante Chinês / Lukstudio

Localização: Changsha, China Ano: 2015 “Localizado ao longo de um passeio comercial ao ar livre, próximo ao rio Xiangjiang, o restaurante de 50 m2 exala uma atmosfera calma e misteriosa com a presença de sua construção de concreto e bambu.”

Residencia e Galeria Daeyang / Steven Holl Architects Residencia e Galeria Daeyang / Steven Holl Architects

Residencia e Galeria Daeyang / Steven Holl Architects

Localização: Seúl, Coréia do Sul Ano: 2012 “Depois de abrir a porta principal e subir por uma pequena escada, o visitante vê o edifício emoldurado por paredes de concreto aparente de cofragem de bambu, as quais configuram o jardim no pátio da entrada”.

Hotel The Tiiing / Nic Brunsdon Hotel The Tiiing / Nic Brunsdon

Hotel The Tiiing / Nic Brunsdon

Localização: Bali, Indonésia Ano: 2019 “Devido à sua localização remota, o projeto depende deliberadamente do uso de materiais e técnicas de construção locais. Sabendo que o concreto é um dos métodos construtivos preferidos e que o bambu é abundante na ilha, as duas técnicas se fundiram para dar forma a um projeto inovador ”.

Centro de Observação de Pandas / BIG Centro de Observação de Pandas / BIG

Centro de Observação de Pandas / BIG

Localização: Frederiksberg, Dinamarca Ano: 2019 “O pátio circular dos ursos Mao Sun e Xing Er foi dividido em duas áreas separadas, as quais se sobrepõem para formar o símbolo de yin e yang, criando um ambiente livre e natural, onde os pandas poderão viver como se estivessem em seu habitat natural.”

Casa Lin / Daniel Marshall Architects Casa Lin / Daniel Marshall Architects

Casa Lin / Daniel Marshall Architects

Localização: Auckland, Nova Zelândia Ano: 2020 “A família Lin nos pediu para projetar uma casa de quatro quartos em um local razoavelmente suburbano de Auckland, Nova Zelândia. Os detalhes da casa foram pensados ​​em homenagem à paisagem tradicional da arquitetura asiática.”

Fonte: Link para publicação original



Atrai aditivos para concreto e argamassa

Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.

Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.

Conheça o ATRAI PLAST 1825

Desenvolvido para pré-moldados de concreto. O Aditivo de Cimento ATRAI PLAST 1825 altera as propriedades físicas e químicas da água, economizando até 25% de sua utilização.